1 de jul. de 2010

Continuando com o GCompris

Retomando o assunto, deixo registrado alguns aplicativos da suíte que utilizei com turmas.
Os terceiros anos "apanharam" nas atividades de leitura (horizontal e vertical), devido a falta de prática e por causa da velocidade do jogo...


Este jogo foi bem aceito pelas crianças do terceiro ano: ele é simples e permite que elas "pratiquem" suas habilidades de leitura e de associação.







Quanto aos segundos anos, os alunos trabalharam bem neste aplicativo, demonstrando - na sua maioria - estar bem encaminhado no processo de alfabetização.












Queríamos ter usado este aplicativo, mas é preciso ouvir a letra para clicar na correta e, em nenhuma das máquinas, foi possível ouvi-las, embora o som tenha sido testado e estivesse funcionando...










Os alunos do primeiro ano que trabalharam com mais segurança nas atividades de cores, chegaram a explorar o aplicativo abaixo. Ele está direcionados à motricidade e d
iver são. As crianças se divertiram, embora algumas logo percam a motivação...








Para os primeiros anos, a contagem pelos dados foi bem importante. A dificuldade dos alunos foi (ainda) visualizar o ALGARISMO que representa cada quantidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Iára!!
Lembro de ter visto no blog de outra colega um comentário feito por ti a respeito do ajuste do som... Sugerias alguma ação que não consegui entender...
Nem com esta opção conseguiste fazer o som funcionar?? (Tinha algo a ver com administrador e usuário??...)
[]s, Ana Elisa

IaraLuciaKoch disse...

Sim, Ana!
Foi uma experiência que deu certo, totalmente por acaso.
Quando um aluno reclama de não estar ouvindo o som, faço um "desligar no servidor"; o micro não desliga, claro, mas pede novamente a senha; quando reinicia, o som está lá! Faz um teste... A[]s